When my husband bought me this book it was a real surprise, as I had already seen it at Amazon but I was thinking that it would be just "another book" and never got it...
Well, it is not just another book. It is, in fact, a great book, full of fantastic recipes and italian suggestions and the pizza dough recipe that I am sharing with you today and the Chelsea buns pizza idea comes from this book and I can assure you that this pizza dough is the BEST ever and since the first time I've tried it, I never went back to any other one.
For the filling, you can use tomato sauce and pretty much anything you fancy and everything that you normally love in your pizzas.
7g dried yeast
1 tsp sugar
300ml lukewarm water
500g "00" italian flour
2 tbsp olive oil
good pinch of salt
sundried tomato pesto
chorizo, thinly sliced
fresh basil leaves
mozzarella cheese
Whisk the yeast and sugar into the water and leave it to stand at room temperature for about 15 minutes or until a foam has formed on the top.
Pour the flour onto a clean surface and make a well in the middle.
Pour in the yeast mixture, the olive oil and the salt and mix it bringing the sides of the walls in with your fingers.
Once the dough has come together, knead for 10 to 15 minutes until you have a smooth and springy dough.
Cover with a damp cloth and leave to rest for 1 hour or until doubled in size.
If you prefer, you can make the dough in your bread machine and for that, just put all the dough ingredients into your bread machine pan following the manufactures instructions and select the dough cycle and press start.
Preheat the oven to 250ºC.
On a well floured surface and using a rolling pin, roll out the dough into a large rectangle (60cm x 30cm).
Spread the pesto or tomato sauce over the dough and then add the toppings of your choice.
Starting at the long edge, roll the dough up like a roulade.
Cut off 5cm thick slices and pack them, cut side up, on a well oiled baking tray.
Sprinkle with a little grated parmesan and a drizzle of olive oil.
Bake for 20 to 30 minutes until the dough is cooked through.
To serve, pull apart into individual Chelsea bun portions.
__________________
Amante de livros de cozinha como sou (e não é segredo nenhum), confesso que vi este livro vezes sem conta na Amazon e nunca o comprei, pois pensei que seria "mais um".
No dia que o meu marido mo ofereceu de surpresa, não me desmanchei e quem ficou surpreendida fui eu, pois é um livro espectacular, recheado de receitas fabulosas e onde encontrei a MELHOR e acreditem que é mesmo a MELHOR base de pizza de sempre e que é esta que vos deixo hoje.
Já fiz pizzas com esta base vezes sem conta e garanto-vos que nunca mais tentei nenhuma outra, pois esta está aprovadíssima!!
A ideia da pizza em forma de Chelsea buns também é do mesmo livro, mas utilizei recheios completamente diferentes dos sugeridos, pois é uma receita tão versátil, que podem utilizar tudo o que tenham no frigorífico e de que gostem numa pizza.
Já fiz pizzas com esta base vezes sem conta e garanto-vos que nunca mais tentei nenhuma outra, pois esta está aprovadíssima!!
A ideia da pizza em forma de Chelsea buns também é do mesmo livro, mas utilizei recheios completamente diferentes dos sugeridos, pois é uma receita tão versátil, que podem utilizar tudo o que tenham no frigorífico e de que gostem numa pizza.
7g fermento biológico seco
1 colher chá de açúcar
300ml água morna
500g de farinha de trigo italiana "00"
2 colheres sopa de azeite
uma boa pitada de sal
para o recheio (eu usei):
pesto de tomates secos
fatias de chourição
folhas frescas de manjericão
queijo mozzarella
Para fazer a base da pizza, misturar o fermento com o açúcar e a água e deixar fermentar à temperatura ambiente por cerca de 15 minutos, ou até o topo ter formado uma espuma.
Colocar a farinha em cima da bancada e fazer um buraco no meio.
Deitar a mistura de fermento e o azeite no buraco da farinha e começar a trabalhar a mistura do centro para o exterior, por forma a incorporar todos os ingredientes e a obter uma bola de massa.
Amassar por cerca de 10 a 15 minutos até obter uma massa elástica e macia.
Cobrir com um pano húmido e deixar repousar por cerca de 1 hora, ou até a massa ter duplicado de tamanho.
Pode fazer-se a massa na MFP, colocando os ingredientes na cuba da máquina, seguindo as instruções da massa e seleccionando o programa "amassar" (1 hora e meia).Aquecer o forno a 250ºC e untar com azeite, um tabuleiro de ir ao forno.
Quando a massa estiver pronta, colocá-la sobre uma superfície enfarinhada e esticá-la com o rolo da massa, até obter um rectângulo com cerca de 60 x 30cm.
Pincelar toda a superfície do rectângulo com o pesto e cobrir com os ingredientes escolhidos.
Enrolar, como se fosse uma torta (pelo lado mais longo do rectângulo).
Cortar fatias de 5cm de espessura e colocá-las no tabuleiro, umas coladas às outras, com o lado do corte virado para cima.
Polvilhar com parmesão ralado e regar com um fio de azeite e levar ao forno por cerca de 20 a 30 minutos, ou até a massa estar cozida e douradinha.
Para servir, simplesmente separar (pull apart) em porções individuais.
Recipe / Receita:
Comments
Post a Comment