Proper homemade pastry might be time consuming but it's not something that a food or a cook lover shouldn't be able to do.
People tend to say that puff pastry is a pain and that is not worth making it at home. I totally disagree with that. It might be challenging but if you love to cook and specially if you have a food blog, you should be able to make your own puff pastry at home and don't tell me that shop bought puff is equally good because that is something totally unacceptable to say. Especially for a foodie or food blogger.
In this post I left the step by step to make a quick puff pastry which is easy and much better than any shop bought one and today I leave you the step by step on how to make the proper and totally exquisite puff pastry.
As you can see on the pictures, my "squares" and "rectangles" are quite rough but the idea is there and these little imperfections are the charming and delights of homemade stuff.
The less and quickest you work the pastry the better as it is the marbled effect of the butter that will make the pastry puff and laminate.
Up for a challenge? Lets do it then!
Once you make the pastry, you can use it straight away or freeze it and use whenever you want.
ingredients:
250g plain flour
250g butter, chilled
1tsp salt
1tsp lemon juice
130ml very cold water
method:
Sift the flour and salt into a large bowl.
Dice 30g of the butter (keeping the rest chilled) and rub it in the flour to make fine breadcrumbs.
Stir in the lemon juice and the water.
Mix and knead everything together until you have a fairly soft and smooth dough 1️⃣.
Wrap the dough in clingfilm and chill it for about 20 to 30 minutes.
Using a rolling pin, shape the rest of the butter into a square about 13cm and then put it back in the fridge 2️⃣.
Roll out the dough on a lightly floured surface to a square about 20cm 3️⃣.
Put the square of butter in a diamond shape, in the middle of the square of pastry 4️⃣.
Fold each corner of the pastry up and over the butter to enclose it completely 5️⃣.
Turn the pastry over, so the "envelope" shape is now on top of the floured board 6️⃣.
Roll the pastry into a rectangle about 40cm x 12cm 7️⃣, then fold the bottom third up over the dough and the top third down to give you a square with an envelope shape. Seal the edges by pressing down on them with the rolling pin 8️⃣.
Repeat the step above one more time and then wrap the pastry in clingfilm and chill for 20 minutes.
Repeat the rolling and folding steps another 4 times, which will give you 6 turns in total, chilling the pastry for 20 minutes in between every two rollings 9️⃣.
After the final rolling and chilling, the pastry is ready to use 1️⃣0️⃣.
Keep it chilled until necessary.
Massa folhada caseira!
O post de hoje é um passo a passo (o melhor que consegui preparar) de como fazer massa folhada caseira.
Muitas vezes ouço dizer que "massa folhada dá muito trabalho", "não vale a canseira" e, pior que isso, ouço dizer que a "massa folhada de compra é tão boa como a caseira".
Estas frases deviam ser interditas quando proferidas por pessoas que têm blogues de culinária!
Um verdadeiro foodie, alguém que gosta de cozinhar e tem um blogue de culinária, nunca deveria proferir ou sequer pensar em frases como as acima citadas.
Massa folhada não é o bicho papão! Demora o seu tempo a preparar, as primeiras vezes pode correr mal (e olhem que a mim correu mal umas quantas vezes), mas depois de se lhe apanhar o jeito, garanto-vos que acaba por ser um processo mecânico e automático.
Neste post deixei-vos o passo a passo de como fazer a chamada "massa folhada rápida". Uma massa cujos resultados finais são excelentes e que, para quem não quiser "perder" tanto tempo é uma fantástica opção e olhem que até esta "versão rápida" é bem melhor que a de compra!
O segredo da massa folhada é ter sempre tudo bem frio, ingredientes, mãos e bancada e ser o mais rápido possível a fim de evitar que a manteiga amoleça.
Hoje deixo-vos o passo a passo para fazer a verdadeira massa folhada. A famosa, a de que os franceses tanto se orgulham e com muita razão, pois é algo de absolutamente genial a todos os níveis!
Quando nas explicações falo em "rectângulos" e "quadrados", muitos de vós perceberão que os meus quadrados e rectângulos não são uma coisa nem outra, mas o importante é que vocês percebam a ideia e a imperfeição das formas geométricas e dos cantos todos certinhos, são onde reside o charme do "homemade".
Quanto mais rapidamente e menos trabalharem a massa melhor, pois é o marmoreado da manteiga que no final fará com que a massa lamine e fique folhada.
Deixo-vos só o passo a passo para a massa e daqui a uns dias uma receitinha bem deliciosa para a utilizar.
Então? Vamos fazer massa folhada caseira?
ingredientes:
250g farinha de trigo branca
250g manteiga, bem gelada
1 colher chá de sal fino
1 colher chá de sumo de limão
130ml água bem gelada
preparação:
Peneirar a farinha e o sal para uma taça grande.
Cortar 30g da manteiga em cubos pequeninos (mantendo o restante bloco de manteiga no frigorífico).
Esfregar os 30g de manteiga em cubos na farinha, por forma a obter uma mistura com a consistência de areia fina.
Adicionar o sumo do limão e a água e amassar, por forma a obter uma bola de massa suave e macia 1️⃣.
Embrulhar a bola de massa em película aderente e refrigerar por 20 a 30 minutos.
Entretanto, com o rolo da massa e enfarinhando a bancada e o rolo, bater o restante bloco de manteiga, até obter um quadrado com cerca de 13cm. Limpar a farinha em excesso do quadrado da manteiga, colocá-la num prato e refrigerar até ser necessária 2️⃣.
Sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada, esticar a bola de massa, até obter um quadrado com cerca de 20cm 3️⃣.
Colocar o quadrado de manteiga sobre a massa mas na diagonal, ou seja, em forma de diamante 4️⃣.
Dobrar os quatro cantos da massa sobre a manteiga (formato envelope), por forma a que a manteiga fique completamente escondida 5️⃣.
Virar a massa com o lado do "envelope" virado para baixo 6️⃣ e esticar a massa em movimentos seguros e rápidos, até obter um rectângulo com cerca de 40cm x 12cm 7️⃣.
Com o lado mais estreito da massa virado para si, dobrar o terço inferior da massa para cima e o terço superior da massa para baixo e por cima do anterior, por forma a obter novamente um quadrado 8️⃣.
Selar as extremidades, pressionando-as ligeiramente com o rolo da massa.
Voltar a esticar em rectângulo, a dobrar como no passo anterior e a selar as extremidades uma vez mais. Nesta altura, a massa já tem 2 voltas.
Embrulhar em película aderente e refrigerar por 20 minutos.
Depois de refrigerada por 20 minutos, repetir o passo anterior mais 2 vezes, ou seja, mais 4 voltas, refrigerando por 20 minutos a cada 2 voltas 9️⃣.
Findo este processo, a massa está pronta a usar ou, caso queiram, a congelar para ser utilizada mais tarde 1️⃣0️⃣.
Recipe / Receita: Lia - Lemon & Vanilla.
Comments
Post a Comment